Sistema de Gestão de conhecimento

Gestão de conhecimento é o gerenciamento sistemático dos ativos de conhecimento de uma organização com o objetivo de criar valor e atender a requisitos táticos e estratégicos que consistem nas iniciativas, processos, estratégias e sistemas que sustentam e aprimoram o armazenamento, avaliação, compartilhamento, refinamento e criação de conhecimento.

Essa gestão implica um forte vínculo com os objetivos e a estratégia organizacional, e envolve a gestão do conhecimento que é útil para algum objetivo e que gera valor para a organização.

Uma implementação bem sucedida de um sistema de gestão do conhecimento não pode considerar apenas a tecnologia como importante.
Uma organização também deve considerar:

Onde e de que formas o conhecimento existe; o que a organização precisa saber; como promover uma cultura propícia à aprendizagem, compartilhamento e criação de conhecimento como disponibilizar o conhecimento certo para as pessoas certas, na hora certa; como melhor gerar ou adquirir novos conhecimentos relevantes; como gerenciar todos esses fatores para melhorar o desempenho à luz dos objetivos estratégicos da organização e das oportunidades e ameaças de curto prazo.

A implementação completa de um sistema de gestão do conhecimento leva tempo e dinheiro. No entanto, os resultados podem ser impressionantes e os riscos podem ser minimizados, tomando uma abordagem por etapas que dê retornos benéficos em cada etapa.

As organizações que fizeram esse tipo de investimento na gestão do conhecimento realizam resultados tangíveis rapidamente. Eles aumentam sua eficiência, melhoram a tomada de decisão e aumentam a prática no uso de soluções testadas em toda a empresa.

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