Gestão de conhecimento é o gerenciamento sistemático dos ativos de conhecimento de uma organização com o objetivo de criar valor e atender a requisitos táticos e estratégicos que consistem nas iniciativas, processos, estratégias e sistemas que sustentam e aprimoram o armazenamento, avaliação, compartilhamento, refinamento e criação de conhecimento.
⠀
Essa gestão implica um forte vínculo com os objetivos e a estratégia organizacional, e envolve a gestão do conhecimento que é útil para algum objetivo e que gera valor para a organização.
⠀
Uma implementação bem sucedida de um sistema de gestão do conhecimento não pode considerar apenas a tecnologia como importante.
Uma organização também deve considerar:
⠀
Onde e de que formas o conhecimento existe; o que a organização precisa saber; como promover uma cultura propícia à aprendizagem, compartilhamento e criação de conhecimento como disponibilizar o conhecimento certo para as pessoas certas, na hora certa; como melhor gerar ou adquirir novos conhecimentos relevantes; como gerenciar todos esses fatores para melhorar o desempenho à luz dos objetivos estratégicos da organização e das oportunidades e ameaças de curto prazo.
⠀
A implementação completa de um sistema de gestão do conhecimento leva tempo e dinheiro. No entanto, os resultados podem ser impressionantes e os riscos podem ser minimizados, tomando uma abordagem por etapas que dê retornos benéficos em cada etapa.
⠀
As organizações que fizeram esse tipo de investimento na gestão do conhecimento realizam resultados tangíveis rapidamente. Eles aumentam sua eficiência, melhoram a tomada de decisão e aumentam a prática no uso de soluções testadas em toda a empresa.
A importância de um mentor empresarial para profissionais liberais
7 importantes itens que farão você entender o impacto de ter um mentor empresarial para profissionais liberais, empreendedores, empresas familiares