Série: Os 3 níveis de liderança – Liderança Estratégica

A liderança estratégica preocupa-se com o propósito e as 🎯 metas de longo prazo de uma organização, movimento ou instituição.

Um líder estratégico está tentando criar uma organização viável, capaz de funcionar em todas as circunstâncias, que seja resiliente e, melhor ainda, robusta diante de ameaças e obstáculos.

Os líderes estratégicos podem usar punições e recompensas transacionais para atingir seus objetivos organizacionais, mas geralmente tem apenas um efeito a curto prazo e podem até ser contraditórios a longo prazo.

É por isso que é muito mais eficaz e eficiente construir liderança estratégica com base em fatores transformacionais.

♟ Por ter uma visão e missão convincentes, um líder estratégico atrairá as pessoas certas para a organização, comprometidas com seus objetivos e objetivos de longo prazo, proporcionando motivação diante de dificuldades e contratempos.

Isso também fornece um ambiente estimulante e desafiador para as pessoas crescerem, liberando assim seus talentos e habilidades na consecução dos objetivos organizacionais.

Os membros da organização sabem que suas contribuições são valorizadas e que são uma parte essencial da equipe.

Por acreditarem nos valores e no objetivo da organização e acreditarem que seus líderes tem seus melhores interesses no coração, estão dispostos a fazer sacrifícios pelo bem da instituição.

Enquanto um líder estratégico deve fornecer uma visão idealizada do futuro e da organização, não é necessário que ele seja altamente carismático. 👍

De fato, isso pode ser mais um fardo do que vale, pois todo mundo fica dependente da presença contínua do líder.

Nenhum Comentário

Gostou? Deixe um comentário.