Série: Os 3 níveis de liderança – Liderança Operacional

Os líderes operacionais são os heróis desconhecidos das organizações.
🤔 Por quê? Porque eles constroem as estruturas e sistemas que permitem que a visão e os objetivos do líder estratégico sejam alcançados, enquanto fornecem uma estrutura para a ação inspirada dos líderes táticos da organização.

Em outras palavras, eles criam sistemas para apoiar os valores da organização e sua liderança e incentivar padrões de cultura e comportamento que são congruentes com eles.

🔸Por exemplo, uma organização que valoriza o trabalho em equipe e a colaboração em grupo em detrimento de contribuições individuais precisa de um sistema de recompensas que apoie esse objetivo.

Se uma equipe obtiver um resultado significativo por meio de um trabalho eficaz em equipe, toda a equipe deverá ser reconhecida e recompensada, não seus membros individuais. Isso também não exige necessariamente recompensas financeiras, pois sabemos que o aumento de salários e bônus tem uma meia vida muito curta.

Recompensas específicas, como maior reconhecimento da equipe, posicionamento competitivo e projetos mais interessantes e vitais, podem ser muito eficazes a longo prazo na criação de equipes altamente motivadas, com alto moral e coesão.

Essa abordagem da eficácia operacional deve permear toda a organização e todos os seus sistemas, estruturas e processos de suporte. Além disso, tem que haver consistência, congruência, e coerência entre esses fatores da dinâmica organizacional.

Não é bom se as recompensas forem inconsistentes de um projeto ou equipe para o próximo, ou se eles não tiverem as ferramentas e os sistemas adequados para obter as tarefas e funções atribuídas.

Em que nível de liderança você está operando? 🤔

É apropriado para as necessidades de sua posição e organização? 🤔
Ao considerar as descrições anteriores de liderança tática, estratégica e operacional, você pode desenvolver um entendimento maior de sua própria liderança, mas também daqueles que o rodeiam.

Nenhum Comentário

Gostou? Deixe um comentário.