Série: Os 3 níveis de liderança – Liderança Tática

Um dos desafios que muitos gerentes e líderes enfrentam é entender as distinções entre os níveis de liderança. 🥉 Embora exista uma base comum de teoria e prática, os requisitos da liderança tática são bem diferentes dos da liderança estratégica.

Além disso, há todo um nível de liderança – operacional – que muitas pessoas nem percebem que existe.

♟ A liderança tática está preocupada com o aqui e agora, com decisões de curto prazo e gerenciamento de riscos para ganhos imediatos.

No nível tático, os líderes devem equilibrar as necessidades dos membros da equipe com as necessidades da missão ou situação. Isso geralmente envolve negociar e convencer os seguidores a cooperar para alcançar o objetivo.

Também significa criar um ambiente em que eles estejam dispostos a fazer sacrifícios ou contribuir com a equipe por causa de uma lealdade sentida ao líder e outros membros da equipe.

📈 A liderança tática é, portanto, altamente transacional.

Isso ocorre porque o líder não possui muitas das 🔧 ferramentas de liderança transformacional à sua disposição.

A pesquisa mostrou que líderes transformacionais eficazes fornecem motivação inspiradora, consideração individualizada, estímulo intelectual e influência idealizada.

Os três primeiros desses fatores dependem muito do objetivo e objetivos gerais da organização e também de sua cultura e modo de operação, que dependem da liderança estratégica e operacional.

Como resultado, eles estão muito além da influência do líder tático que trabalha na face de carvão.

O único fator realmente sob o controle do líder tático é o nível de influência idealizada, em outras palavras, o carisma. 😃

#negocios #lideranca #liderancatatica #desenvolvimentopessoal #desenvolvimento #estrategia #sejaumlider

Nenhum Comentário

Gostou? Deixe um comentário.