Liderança nivel 5 – Jim Colinns

Carreiras são construídas e de forma muito particular, acreditar que empresas possuem plano de carreira é deixar que terceiros definam o que é bom pra você, obviamente que com tempo e experiência alguns já percebem isto e mesmo em empresas onde há uma linha de sucessão definida, muitas vezes nada mais é que plano de cargos e salários, para tentar acalmar os mais ansiosos ou os que ainda acreditam que a carreira é algo externo.

Observei ao longo de minha trajetória que aqueles indivíduos que tinham esta consciência de serem líderes de suas carreiras, sequer se preocupavam com o que a empresa teria para eles, e sim em como eles poderiam entregar o que as empresas precisavam e muito mais, e a partir destas entregas melhorarem como profissionais.

Algumas habilidades de liderança são aprimoradas com o tempo, outras são desenvolvidas, independente do perfil comportamental do individuo.

Desenvolvimento implica em planejamento, disciplina, resiliência e abertura para mudanças e crescimento, características também comuns aos líderes, incluindo as habilidades relacionais e de inteligência emocional.

Alguns dizem que há liderança nata, pouco provável alguém “nascer” líder, possivelmente sua trajetória, experiências, vivências e relacionamentos moldam estas característica, em algumas pessoas mais em outros menos, em alguns mais rápido em outros mais vagarosamente, e talvez sequer o individuo desenvolva, por uma série de fatores, incluindo a “vontade”.

Boas habilidades de liderança são essenciais para o desenvolvimento da carreira, incluindo humildade de querer aprender sempre, a disciplina e persistência. “A chave para uma liderança de sucesso hoje é influência, não autoridade”, disse Ken Blanchard. Se você quiser melhorar suas habilidades de liderança, pense em quais ações você pode tomar para ter mais influência. Se você já é um líder, pense em como pode influenciar os outros.



#carreira #lideranca #desenvolvimento #habilidades #lider #disciplina

Nenhum Comentário

Gostou? Deixe um comentário.