Benefícios e Impactos da inteligência emocional…

E quais seriam as principais razões para investir e desenvolver inteligência emocional?

Algumas pessoas no Brasil sequer sabiam que isto existia, até começar a ficar difundido no mundo dos negócios cerca de 15 anos atrás por conta da obra de Daniel Goleman, Inteligência Emocional de 1995.

Entre muitos entendimentos e estudos posteriores, e avanços científicos nas observações e registros de comportamento humano, novas abordagens sobre velhos conceitos ganharam força, assim também ocorreu com a inteligência emocional.

As confirmações de que não apenas QI (quociente de inteligência) define resultados positivos, chamam ainda mais atenção para o assunto.

Aliás, pesquisas apontam que o QI tem participação de apenas 20% no sucesso dos indivíduos, pessoal ou profissional, os outros 80% são de responsabilidade de outras habilidades incluindo em muito as relacionadas a inteligência emocional pois conseguem direcionar melhor suas energias, medos, raivas, alegrias, tristezas sendo usadas como recursos e canalizadas para desenvolvimento das ações e as vezes “super ações” para atingir resultados esperados.

Um equívoco quando o senso comum afirma que as emoções precisam ser vividas e aprofundadas, pois faz bem. Depende, todas as emoções reforçadas tendem a permanecer, quanto mais viver a emoção, mais ela se tornará presente, com a consciência das emoções há um aumento na capacidade de escolha das emoções que vão alimentar pensamentos e ações, e consequentemente os resultados.

Nas empresas muito comum ser percebido que quando um colaborador se demite, muitas vezes pode estar se demitindo dos chefes, dos modelos de gestão e comunicação, do estilo não alinhado aos valores e mesmo a falta de alinhamento com o chefe. Dai a frase de que um funcionário se demite do chefe e das pessoas e não da empresa.

Da mesma forma, um colaborador é contratado por suas habilidades e capacidades técnicas, muitas vezes, e é demitido por seus comportamentos e atitudes (87% das demissões).

O que pode ser uma responsabilidade dupla, erro na contratação ou erro na liderança de por também não ter inteligência emocional desenvolvida, não consegue alinhar e ajustar comunicação e muito menos treinar e os colaboradores e alinhar expectativas.

Os prejuízos causados a empresas são inúmeros como baixa produtividade, equívocos em alinhamentos, aumento de despesas em todas por falta de comunicação e foco nos mesmos objetivos, interferência de valores pessoais e conflito com interesses coletivos das empresas, todos fatores causados pelo analfabetismo emocional de profissionais.

Muito se fala sobre a importância do autoconhecimento, inclusive para a carreira, esse processo consiste em conhecer as suas potencialidades e pontos fortes e fracos, o que permite trabalhar essas questões para que sejam melhoradas. É possível encontrar competências e habilidades que o auxiliarão na sua carreira, a ser mais seguro em suas decisões, melhorar os diálogos e também aumentar seus resultados.

Podemos afirmar que o sucesso profissional está vinculado ao alinhamento entre as próprias escolhas e o conhecimento que se tem de si. Compreender a si mesmo possibilita uma inserção mais adequada em círculos sociais e nos leva a fazer escolhas afetivas mais sábias, se nossas atitudes promovem conexão ou desconexão com o outro. Conectar-se aos seus estados de humor, saber o momento de avançar ou recuar, de ouvir ou de falar. Alinhar vontade interior e o que se verbaliza.

Conte conosco nesta jornada de autoconhecimento e transformação, com certeza estamos preparados para te ajudar a enxergar caminhos, alternativas, soluções e atingir os resultados em todas as áreas de sua vida e te preparar para uma vida bem sucedida, resiliente e feliz, com estratégias integradas que irão favorecer seu sucesso pessoal e profissional.

Pessoas de sucesso fazem o que é necessário – O mundo está cheio de pessoas que começam coisas, mas nunca seguem adiante. Eles continuam mesmo quando é difícil e não querem. Não espere, não desista e se comprometa com o seu plano. Quando sua motivação tiver passado, será o seu compromisso que o manterá ativo.

Fique desconfortável – o maior aprendizado acontece no desconforto. Para saber do que você é realmente capaz, você precisa testar sua capacidade de resistência. O sucesso ocorrerá quando você tiver a oportunidade de expandir e encontrar soluções.

E lembre-se: O sucesso pessoal e profissional torna-se efetivo quando você planeja conscientemente sua vida! ✔

Benefícios e Impactos da inteligência emocional

Nenhum Comentário

Gostou? Deixe um comentário.