Seja o mestre de seu destino e capitão de sua alma.

Accountability – Autorresponsabilidade e seus benefícios para potencializar resultados.

Na escalada da alta performance pessoal e profissional, ter consciência e inteligência emocional é um grande começo e podem gerar alterações e transformações na vida e nos resultados, desde que junto que apareça também a autorresponsabilidade.

Que seria a habilidade ou capacidade tanto racional quanto emocional de se responsabilizar por todos os seus resultados e tudo que ocorre em todas as áreas de sua vida, mesmo as que possam parecer incontroláveis, sejam estes eventos que impactam positiva ou negativamente.

Para cada área, resultado, feedback que recebe da vida , identificar sua ação, ou inação, suas atitudes gestos e palavras que contribuíram, passará a ser responsável, única e exclusivamente por todos estes resultados e assim conseguir agir de forma objetiva e assertiva para mudar estes resultados, tomando as rédeas da vida em suas mãos, ajustando as velas de seu barco e definindo seu destino.

Você já deve ter ouvido falar que VOCÊ É INTEIRAMENTE RESPONSÁVEL PELA VIDA QUE LEVA, e isso não é um ditado, é um FATO.

Talvez identificar autorresponsabilidade um primeiro momento seja desafiador, porém identificar onde não tem autorresponsabilidade é fácil.

Identifique os reclamões, sabe aqueles que se queixam de tudo, que parecem que sempre são vitimas

Alguma vez você falou ou até mesmo escutou uma pessoa próxima se queixando da vida e se fazendo de vítima?


⠀…“Estou na pior, minha vida financeira está de pernas para o ar por que ganho pouco! Meu chefe é um horror pois só pega no meu pé e me persegue!  Meu casamento está uma negação pois minha esposa, ou meu esposo não me entende! a minha empresa está na crise somente por conta da crise do país. …”

Há um termo em inglês que traduz bem que seria o Accountability, que é a habilidade que um indivíduo tem de apropriar-se das situações em que está envolvido como resultado de suas próprias escolhas e ações. É uma virtude pessoal, relacionada a habilidade de pegar a responsabilidade para si e gerar resposta com resultados positivos.

É mais fácil ter a quem culpar, para responsabilizar, do que assumir a própria responsabilidade, mas a grande realidade está bem diante de você, de nós que sempre seremos responsáveis pelos nossos resultados que são originados de ações que tomamos, ou até de ações que não tomamos, sejam elas certas ou erradas.

“Autorresponsabilidade é a crença de que você é o único responsável pela vida que tem levado, sendo assim é o único que pode mudá-la.” 

Você pode até estar pensando que esse conceito ou definição é muito forte e até duro. Pois, trás está verdade de que ao olhar para seus resultados bons ou ruins, a responsabilidade é somente sua. Mas você que se colocou ou ao menos se permitiu estar onde está, e ter o que você tem.

E olhando pelo prisma diferente e positivo, sendo você é o único responsável por seus resultados, pode começar a muda-los já, não depende de ninguém!

Aprenda a viver em primeira pessoa e a deixar para trás a velha história de que foram os outros que contribuíram para você estar onde está, sendo bom ou ruim, a responsabilidade pelos resultados é sua, por uso ou não de outros você quem escolheu e viveu.

Sendo responsável pela sua vida, você é responsável pelo meu destino também.

Onde você está hoje é resultado. Mas, mudança de ações, gerarão mudanças de resultados.

Essas 6 leis podem te ajudar muito a construir a sua autorresponsabilidade.

  1. Se é para criticar os outros, cale-se;
  2. Se é pra reclamar, dê sugestão;
  3. Se é para buscar culpados, busque solução;
  4. Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor;
  5. Se é para justificar seus erros, aprenda com eles;
  6. Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes.

Compreenda que autorresponsabilidade é um processo e o tempo te mostrará os benefícios. Transforme essas leis em um hábito diário e verá possibilidades e oportunidades batendo à sua porta!

Outras dicas:

  • Pare de culpar os outros. …
  • Busque autoconhecimento. …
  • Aceite que problemas sempre existirão. …
  • Não dê mais desculpas. …
  • Evite julgamentos …
  • Seja proativo. …
  • Monte um plano, assuma as rédeas de sua vida.

“As coisas não mudam. Nós mudamos!” (Henry David Thoreau)

Uma das histórias de autorresponsabilidade que mais gosto de falar é a do Nelson Mandela. Como muitos sabem, ele ficou preso cerca de 26 anos. Em todo esse período, ele não se juntou aos outros presos, que focavam em dizer que eram vítimas do governo e do preconceito racial. Ele simplesmente decidiu controlar ali a única coisa que podia, que eram seus pensamentos, sentimentos e ações. E foi ali dentro da prisão, que ele estava estudando e desenvolvendo ainda mais o seu intelectual e se preparava em silencio para ser o primeiro presidente negro da África do Sul.

Quando ele foi questionado por agir mesmo ali dentro de uma forma positiva, ele respondeu:

” Meu corpo eles podem ter prendido, mas minha mente sou eu quem controlo. Posso responsabilizá-los pelas suas atitudes, porém sou o único responsável por meus sentimentos”. (Nelson Mandela).

Seja o mestre de seu destino e capitão de sua alma.

Nenhum Comentário

Gostou? Deixe um comentário.