O orçamento base zero, ferramenta eficiente na contabilidade gerencial, envolve a preparação do orçamento com uma base zero, sem considerar histórico de receitas e despesas . Envolve reavaliar cada item da operação empresarial e seus reflexos nos demonstrativos financeiros , olhando para o futuro e partindo de uma situação atual da empresa.
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É um método de orçamento pelo qual todas as receitas e despesas para o novo período são previstas com base em um planejamento real futuro e ações futuras, sem o famoso “pegar ano anterior e multiplicar por um percentual de inflação”.
Leva em consideração premissas de mudança na atividade operacional, projetos novos, recursos, contrato vigentes e espaço pra os projetos em andamento ou esperados pela empresa. Um norteador que direciona as ações operacionais e mais desafiador, pois com esse método, toda atividade precisa ser justificada, explicando itens de receita, custos e despesas no detalhe .
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Ao contrário do orçamento tradicional, ou base histórico , no qual se espera que as tendências passadas ou as vendas/despesas passadas continuem, o orçamento com base em zero assume que não há saldos a serem transportados ou que não há despesas pré-confirmadas. No sentido literal, é um método para construir o orçamento com zero bases anteriores.
O orçamento baseado em zero enfatiza a necessidade de controles e acompanhamento das operações , evitando algumas manobras comuns como gastos desnecessários no final do ano , apenas por ter incluído uma previsão orçamentária e que se não gastar vai “ perder o valor para o próximo ano “. Prática que destrói o caixa da empresa , além de não permitir correção de rotas e ações pois maquia o que poderia ser um resultado ainda mais eficientes otimizado.
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