Estratégia – Caminho da ideia para realização.
Aquelas grandes ou pequenas ideias, que iniciam um negócio ou empreendimento nascem de identificação de uma necessidade, ou mitigar uma dor ou trazer alguma satisfação, todo produto e serviço comercializado e oferecido tem no fundo estes dois vieses.
Quando uma ideia surge de forma revolucionária ou “disrruptiva”, que significa romper com padrões e modelos anteriores, haverá um grupo que vai incentivar e alimentar a ideia e outros que vão dizer que não vai dar certo, poderíamos aqui fazer o paralelo de mentalidade fixa e mentalidade de crescimento, ou excesso de duvida, falta de fé ou otimismo, ou pessimismo em excesso.
Seja lá qual for a ancoragem usada para duvidar ou impulsionar a realização de uma ideia, abordando apenas ao lado aplicado a empresas e negócios, resumiria como “sonho é sonhado sozinho e realizado em grupo”, será necessário um envolvimento de mais pessoas e recursos para tirar a ideia da cabeça para o papel ( plano de negócio , planejamento das ações, etc).
Considerando transformar estas ideias em algo verdadeiramente palpável e factível, nascem as empresas e seus embriões, as chamadas START UPS, não se enganem de achar que são apenas empresas tecnológicas ou de internet, qualquer negocio que traga inovação, e forma nova de ofertar produto ou serviço, ou melhor de trazer um beneficio, pode ser chamada de startup.
Porém com advento de tecnologia e conexões as ideias podem ser testadas mais rapidamente e validadas em planos de negócios cada vez mais rápidos e assertivos, ou mesmo como a maioria dos empreendedores faz, por tentativa e erro. Considerando este modelo, mesmo com suporte, 50% das start ups não passam de 5 anos de operação.
Se apenas metade das startups sobreviver mais de cinco anos e apenas um terço chegar a 10 anos, o que poderia diferenciar uma empresa fadada a morte de uma com crescimento sustentável?
Além de um bom plano de negócio e suporte de especialistas, criar e seguir uma estratégia de crescimento para o seu negócio é o inicio de uma melhor perspectiva de futuro, com visão clara e direcionamentos, alinhados a uma plano de gestão para garantir o atingimento da estratégia e objetivos há grandes chances de mitigar estes pontos.
Boa parte dos executivos, empresários e empreendedores já sabem disso tudo, e por que será que não praticam e colocam em prática? Poderíamos listar centenas de fatores, porém vamos destacar apenas um: “A mentalidade do empresário”, se ele não acredita que pode ser ajudado , não irá ser, se não acredita em planejamento, não ira fazer e se fizer não vai seguir, seja por medos e traumas de experiências anteriores, ou muitas vezes por ter mais pressa em testar e ter resultados, por inclusive depender financeiramente e mentalmente de resultado imediato.
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Desenvolver uma estratégia de crescimento não é um processo único e simples. De fato, devido às mudanças nas condições do mercado vários fatores precisam ser ponderados e respeitados. Uma estratégia de crescimento envolve mais do que simplesmente imaginar o sucesso a longo prazo, envolve pesquisa, simulações, testes, feedbacks, aplicações, correções de rotas, em todas as áreas da empresa.
Quem não há um plano sólido e tangível, e a ideia é boa , pode ser que logo alguém faça melhor e acabe por perder o negócio – ou está aumentando a chance de perder para os concorrentes inclusive, ou para as adversidades e peculiaridades do mercado não previstas ou não bem gerenciadas
Agir para ter, aplicar e adaptar o plano de gestão e alinha a estratégia empresarial vai suavizar as ineficiências da empresa, refinar e potencializar os pontos fortes, mitigar os pontos fracos e impeditivos de prosperar o negócio, além de permitir uma melhor adequação ao mercado e a clientes, propiciando maior possibilidade de sucesso empresarial.
Se o objetivo é alcançar um crescimento escalável e significativo, é preciso definir qual caminho seguir através de metas de curto, médio e longo prazo.
Ao utilizar as estratégias de crescimento empresarial adequadas para mercado é possível estimular vendas, gerar demanda e aumentar o seu faturamento. Por isso, importante saber fazer uma empresa crescer de forma sustentável e segura é um processo que leva tempo e exige dedicação, calma, paciência empenho e muita ação e perseverança, só fortalecidas quando há um verdadeiro e claro objetivo.
Um plano específico é um plano bem sucedido! Quando adapta sua estratégia de crescimento aos seus negócios e clientes, mantém seus clientes satisfeitos e satisfaz seus desejos e necessidades, o que os fará voltar sempre.
A Light Consulting é uma empresa de consultoria de gestão totalmente qualificada para ajudar seus negócios a formular um plano estratégico focado no crescimento. Entre em contato conosco!