Importância do DRE na Empresa

As empresas elaboram um conjunto de demonstrações financeiras que refletem suas atividades comerciais e lucratividade para cada período contábil. As três principais demonstrações financeiras são: DRE (demonstração de resultados), balanço patrimonial e fluxo de caixa.

Hoje iremos abordar sobre a DRE (Demonstração de Resultados) que é uma declaração de aumentos ou reduções no patrimônio líquido causados pelas operações da empresa. As receitas normalmente representam um aumento de ativos através da entrada de novos elementos, como duplicatas a receber ou de caixa de transações. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.

Tanto a receita quanto as despesas são monitoradas de perto, pois são cruciais para o gerenciamento aumentar a receita, mantendo os custos sob controle. Por exemplo, a receita de uma empresa pode estar crescendo, mas se as despesas aumentarem mais rapidamente que a receita, a empresa poderá eventualmente sofrer uma perda.

Normalmente, investidores e analistas prestam muita atenção à seção operacional da demonstração do resultado para avaliar a eficiência com que a administração opera a empresa.

Entendeu o que é DRE e qual sua importância nas empresas? Para tornar o processo ainda mais prático, conte com a Light Consulting para modernizar e facilitar as operações contábeis da sua empresa!

Nenhum Comentário

Gostou? Deixe um comentário.