Balanço Patrimonial

No post anterior abordamos a importância do DRE, e hoje será sobre balanço patrimonial, duas demonstrações financeiras importantes que detalham a contabilidade financeira de uma empresa.

Um balanço patrimonial é composto por três itens, ativos, passivos e patrimônio líquido.

Ele detalha a saúde financeira da empresa em um determinado momento, e não durante um período de tempo. Os ativos de uma empresa devem ser iguais ao passivo e ao patrimônio dos proprietários. Um balanço é usado para determinar a situação financeira atual de uma empresa, a fim de tomar decisões financeiras importantes.

O balanço patrimonial geralmente é muito mais detalhado do que a DRE, pois exige um inventário completo de todos os ativos e passivos que uma empresa possui em seus livros a qualquer momento. É utilizado juntamente com outras demonstrações financeiras importantes, como a DRE (demonstração de resultados) e fluxos de caixa na realização de análises fundamentais .

Muitos índices financeiros se baseiam nos dados incluídos no balanço patrimonial e na demonstração de resultados mais dinâmica e na demonstração dos fluxos de caixa, que será abordado no próximo post, indicando uma imagem mais completa do que está acontecendo nos negócios de uma empresa.

Gostou? Compartilhe!

Posts Relacionados