Balanço Patrimonial

No post anterior abordamos a importância do DRE, e hoje será sobre balanço patrimonial, duas demonstrações financeiras importantes que detalham a contabilidade financeira de uma empresa.

Um balanço patrimonial é composto por três itens, ativos, passivos e patrimônio líquido.

Ele detalha a saúde financeira da empresa em um determinado momento, e não durante um período de tempo. Os ativos de uma empresa devem ser iguais ao passivo e ao patrimônio dos proprietários. Um balanço é usado para determinar a situação financeira atual de uma empresa, a fim de tomar decisões financeiras importantes.

O balanço patrimonial geralmente é muito mais detalhado do que a DRE, pois exige um inventário completo de todos os ativos e passivos que uma empresa possui em seus livros a qualquer momento. É utilizado juntamente com outras demonstrações financeiras importantes, como a DRE (demonstração de resultados) e fluxos de caixa na realização de análises fundamentais .

Muitos índices financeiros se baseiam nos dados incluídos no balanço patrimonial e na demonstração de resultados mais dinâmica e na demonstração dos fluxos de caixa, que será abordado no próximo post, indicando uma imagem mais completa do que está acontecendo nos negócios de uma empresa.

Nenhum Comentário

Gostou? Deixe um comentário.